• Bianca Ladeia

Um pouco da História da Moda – Parte III

Atualizado: 28 de Set de 2019


Anos 70: A moda continuou revolucionária, com experimentação de vários materiais, cores, formas e texturas. A estética hippie ganhou espaço e seguidores adotavam cada vez mais a liberdade para criar sua própria moda, bem no estilo “faça você mesmo”. Pucci deu vez ao hippie chic, com suas estampas multicoloridas e os tecidos de cashmere das roupas indianas. A moda unissex foi instituída com as calças boca de sino e sapatos plataformas.


No início dessa década, a onda glitter também foi destaque com as tendências futuristas, andróginas, metálicas e espaciais. Seguido do movimento punk, como resposta à frivolidade disco, à ingenuidade hippie e ao rebuscamento do rock progressivo.


Essa década, até hoje, segue como referência forte para o mundo da moda, inspirando múltiplas tendências: hippie, glitter, punk e a moda engajada do estilo militar.


Anos 80: Chamada por muitos como a “década perdida”, na moda, as roupas procuravam expressar justamente o contrário. As tendências eram alegres, esportivas, versáteis, sofisticadas, sensuais e ousadas, destacando a abertura democrática do momento.


Novos tecidos como o stretch surgiram, dando um ar futurista à moda e, ao mesmo tempo, chegava uma tendência retrô através da onda dos brechós. A moda dessa época foi ambígua em vários aspectos: estampas de oncinhas, cores cítricas, ombros largos, cintura alta para alongar as pernas, cortes de cabelos assimétricos e acessórios fakes conviviam com discretos tailleurs, moletons e roupas de academia.


Foi o período de transformação, inovação e experimentação, com criações arrojadas, exuberantes e dramáticas.


Anos 90: A moda dos anos 90 ainda teve grande influência dos exageros da década de 80.


Foram criadas as calças jeans coloridas e as lingeries ganharam grande destaque, aparecendo nas blusas segunda pele.


O grande influente da moda nesse período foi o estilo grunge, com suas calças despojadas, bermudas largas e camisas xadrezes, que foi um sucesso absoluto entre os homens. As mulheres aderiram a saias longas, calças pantalonas e estampas de bicho, como cobra, zebra e onça. Nos pés, os sapatos com bico quadrado eram os preferidos.


Os blazers ganharam uma modelagem mais acinturada e mesmo com um estilo bem “perua” as mulheres dos anos 90, tinham um toque de elegância nas suas produções. 


O grande ponto dos anos 90 foi a liberdade de estilo. As pessoas começaram a escolher suas roupas à medida que se identificavam com as tendências e não mais como uma obrigação de usar tudo que estava na moda.

4 visualizações

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG