• Bianca Ladeia

O poder da imagem!


A definição de moda é associada, geralmente, a roupas, marcas, tendências e estilos. No entanto, vai muito além disso e pode ser um grande facilitador de vidas, quando usada de forma correta. A criação de uma marca pessoal é tão importante como o conteúdo e conhecimento das pessoas, além de um grande diferencial nos dias atuais.


Estudos indicam que 55% da primeira impressão que as pessoas têm uma das outras é baseada na aparência, 38% no tom de voz e 7% no que é dito, mostrando como somos totalmente visuais. É preciso acreditar no que se vê.


Empresários também têm percebido a importância do poder da imagem. Por isso investem, cada vez mais, na construção correta das chamadas “marcas pessoais” dos colaboradores. Profissionais são cartões de visita das instituições e é imprescindível que passem para o mercado imagem de credibilidade, atrelada às convicções da empresa.


A forma como as pessoas se vestem comunica o estilo, a acessibilidade, o que pensam e, possivelmente, o que querem. O carinho e cuidado com que um indivíduo cuida da aparência diz tudo sobre ele. É, sobretudo, um meio eficaz para abrir e fechar portas.


Só o visual nunca será mais importante que o conhecimento. Entretanto, quando as pessoas não conseguem transmitir seu potencial por meio da imagem pessoal têm muito mais dificuldade em provar que são, de fato, boas e competentes. Imagem e conteúdo precisam estar muito bem alinhados, pois quando somos apresentados para alguém, nosso currículo não está à mostra; o único julgamento feito no primeiro momento é a partir dos elementos visuais. E a escolha é simples! Por que não facilitar essa avaliação, transmitindo credibilidade no primeiro momento?


A percepção de valor é construída por meio da confiança. Se alguém não consegue seguir esta premissa, deve se preparar para grandes turbulências. Não é perda de tempo gastar uns minutos a mais pensando e analisando qual roupa vai usar. A produção, para fazer sentido, tem que ser coerente. É preciso pensar exatamente em todos os compromissos que terá no dia antes de escolher o look que vestirá. Arrumar o cabelo, a maquiagem ou barba, e entender que os benefícios que isso trará ao longo do dia são maiores do que o tempo “perdido” em casa se arrumando.


Por exemplo, terá uma reunião importante e precisa passar uma imagem de acessibilidade? Escolha tons neutros e mais claros para as roupas. Ou precisa passar uma imagem forte e firme? Os tons escuros transmitem mais autoridade.


Tudo tem um sentido. Aprender a usar a moda a nosso favor é primordial, afinal, gente inteligente facilita a vida.

16 visualizações

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG