• Bianca Ladeia

Moda do bem

Atualizado: 9 de Out de 2019



Em tempos de crise financeira, o mundo da moda tem proporcionado ótimas oportunidades para várias pessoas driblarem o desemprego e descobrirem uma grande paixão.


Um exemplo bem-sucedido é o projeto “Remexe Favelinha”, que ensina moradores da Fazendinha, no Aglomerado da Serra, a reaproveitarem roupas antigas e usadas, transformando-as em novos modelos, com muita criatividade e descontração. 


O curso ensina as pessoas a desenvolverem novos modelos de roupas, a partir do acervo que recebem de doações de confecções, lojas e brechós de Belo Horizonte, desenvolvendo novas aptidões nos moradores, oferecendo mais um campo de trabalho.


“Sabemos do alto índice de desemprego nas famílias, por isso nosso foco é gerar trabalho e renda para a comunidade. Já fizemos curso de culinária, empreendedorismo, e agora oferecemos reciclagem de roupas voltada para a moda. Precisamos ajudar as famílias a se sustentar, já que há poucos recursos até mesmo para os estudos. Sempre pensamos em novas oportunidades e ideias para dar um caminho para as pessoas daqui”, explica Kênia Carvalho, coordenadora da unidade.


A marca FibStore, também engajada, criou um projeto para bordadeiras mineiras abrirem cooperativas que garantam renda extra para as suas famílias. Com loja no Rio de Janeiro, atende os mercados nacional e internacional e conta com peças com bordados exclusivos de Minas Gerais.


A estilista ítalo-brasileira Roraine Zanetti foi criada em Minas e sempre valorizou o trabalho das rendeiras e bordadeiras locais. “Percebemos que podíamos ajudar essas mulheres a garantirem uma renda extra para suas famílias. Desenvolvemos um projeto para que elas abrissem uma cooperativa.


Hoje participam donas de casa que trabalham meio expediente na cooperativa”, explica a empresária Irma Alves, afirmando que, atualmente, 100% da produção é comprada pela FibStore. “A ideia é que elas possam também vender para outras marcas. Estamos dando suporte neste processo”, completa Irma. 


A cooperativa fica no município de São João del-Rei e tem a pretensão de ajudar ainda mais famílias locais. “Desenvolvemos padronagens exclusivas. Criamos bordados para cada tipo de peça para garantir exclusividade nas nossas peças. O trabalho delas é maravilhoso”, afirma Irma, acrescentando que a mais recente coleção conta com vestidos, blazers e novas peças de veludo que destacam esses bordados.


O melhor das roupas é justamente isso! Elas não servem apenas para nos cobrir. Trazem beleza, autoestima, segurança e mudam a nossa rotina. Quando aliadas a projetos tão bacanas e do bem, ficam ainda mais irresistíveis. Uma forma de ajudar as pessoas, descobrindo novos e grandes talentos para esse mundo tão encantador da moda.

0 visualização

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG