• Bianca Ladeia

Comporte-se adequadamente nas festas da empresa

Atualizado: 8 de Out de 2019


Dezembro chegou e as confraternizações de final de ano das empresas também. Momentos que, infelizmente, são cenários para várias gafes cometidas pelos funcionários. 


Eventos corporativos são extensões do trabalho. Um momento mais descontraído, para relaxar e socializar com os colegas, mas, ainda assim, trabalho. Muitas vezes pode ser tão importante quanto o tempo que passamos na empresa ou em reuniões de negócios. Não basta ser apenas profissional, é preciso saber circular nesses ambientes de maneira adequada.


Fundamental estar preparado para agir com elegância em qualquer ocasião, de um churrasco informal na casa do chefe a um jantar sofisticado.


O primeiro ponto a ser observado é o traje. Você não precisa se vestir como se estivesse indo trabalhar, mas deve ter o mesmo bom senso na escolha da roupa. Evite roupas muito justas e sensuais, curtas e com grandes decotes. E nada de transparência e ousadia.


Lembre-se: não é uma festa do seu ambiente social, é uma festa de trabalho. Mantenha a sua imagem com inteligência.


Se for uma empresa grande e você não tiver intimidade com todos, evite falar de religião, política ou assuntos polêmicos. Pelo menos até entender onde está pisando. Fale de assuntos cotidianos, leves e até mesmo da rotina de trabalho. Mas se o assunto profissional for dominante, sugira marcar uma reunião para conversarem melhor a respeito em outro momento.


Se deseja ser apresentado para alguém que admira e não teve oportunidade de conhecer ainda, sem problemas. Apenas aja sem exageros. Apresente-se, deixe que a pessoa saiba da sua admiração e respeito, mas seja rápido, para não passar uma primeira impressão chata.


E não passe a noite conversando apenas com uma pessoa. Aproveite a oportunidade para circular, fazer novos contatos, conhecer ou se aproximar de colegas de trabalho.

Cuidado com fotos e vídeos excessivos. Você pode gostar de registrar tudo, mas seu colega não. Essas fotos serão vistas depois da festa, então cuidado com excessos, para não ficar desconfortável depois. Preste muita atenção à etiqueta social também. Coma e beba de maneira educada e não coloque doces na bolsa ou nos bolsos para levar para casa. Isso é horrível.


E o ponto principal: bebidas! Vale repetir: não é uma festa de lazer, do seu ambiente social, é uma festa do ambiente profissional. Exagerar na bebida está completamente fora de cogitação.


Quando bebemos, ficamos soltos e falamos mais livremente das coisas, com menos filtro. Isso pode ser um grande problema. Se passar do ponto na bebida, você pode fazer piadas e comentários inadequados ou constrangedores, sentir-se íntimo demais, ficar tocando e abraçando todos e dar vexame.


No entanto, no dia seguinte, terá que encarar seu chefe e colegas normalmente, então, cuide da sua reputação. 


A convivência faz com que as pessoas percam a cerimônia uns com os outros. No ambiente de trabalho, isso não é nada inteligente. Aja com elegância e bom senso em qualquer ocasião.

0 visualização

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG