• Bianca Ladeia

Como combinar estampas

Atualizado: 9 de Out de 2019



Combinação de estampas é um assunto que sempre causa dúvidas. Muitas pessoas atribuem o mix a uma produção brega e extravagante. Errado! A tendência enriquece e valoriza as produções quando usada de maneira correta e criativa, além de ser superapropriada para a estação que chegou. Para quem quer arriscar e mesclar padronagens, algumas dicas podem ajudar.


Listras, poá (bolinhas) floral, animal print (estampa de bicho) e xadrez, são estampas clássicas. Em algumas temporadas elas estão mais em alta, outras nem tanto, mas nunca saem de moda, são atemporais. Essas estampas são harmônicas para criação de um mix interessante.


A combinação mais usual, clássica e fácil é a combinação de uma estampa colorida com uma peça lisa que repita uma de suas cores ou uma cor neutra. Nessa produção, a peça lisa pode ser em uma cor bastante visível na estampa.


Se você quer criar um mix de estampas mais criativo, sem arriscar muito, pode começar com a mistura de estampas iguais, de cores diferentes: listra com listra, floral com floral, xadrez com xadrez, por exemplo. As proporções podem ser distintas também: poás menores com poás maiores, listras mais finas com listras mais grossas, dois tipos de xadrezes, etc.


Para facilitar ainda mais, você também pode escolher cores em comum. Por exemplo, uma estampa floral, onde a cor predominante é o vermelho, misture com listras vermelhas. Ou estampa xadrez com fundo preto, mescle com poás preto e branco.


Outra ótima combinação de estampas e a combinação de listra e poá com outras padronagens. Essas duas estampas são mais neutras e discretas, podendo ser coordenadas com outras mais chamativas, sem pesar o look.


Um ponto importante, que deve ser observado, é a escolha da estampa de acordo com o tipo físico. Estampas grandes e espaçadas, aumentam visualmente a silhueta, principalmente se o fundo do tecido for claro. Então se você está com uns quilinhos a mais, não será uma boa escolha. Em contrapartida, as estampas pequenas e juntinhas, criam o efeito contrário, diminuindo visualmente o corpo.


O mix de estampas pode ser usado também nos acessórios, para animar uma produção mais básica. Jeans, t-shirt, scarpin de onça e uma bolsa listrada, criam um visual moderno e bem bonito.


Lembre-se, no entanto, que na moda não vale tudo, como algumas pessoas costumam dizer. Se você errar, ao invés de moderno, pode ficar bem cafona.


Então evite alguns excessos, como combinação de duas estampas de bicho diferentes, que pesam muito o visual. Não carregue demais nos acessórios também, deixe a criatividade por conta da mistura já criada pelas estampas.

4 visualizações

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG