• Bianca Ladeia

A psicologia da moda

Atualizado: 8 de Out de 2019


Ainda não existe um área específica da psicologia ligada diretamente à moda e à imagem de cada indivíduo. Sabe-se da diversidade de abordagens que a psicologia tem e o contexto social e comportamental que ela exerce enquanto ciência.


Pensando nesse contexto, a moda pode ser vista como uma interface dessa ciência, visando a melhoria da qualidade de vida através da autoimagem e da autoestima. A consultoria de imagem auxilia e estimula a encontrar meios de equilíbrio, não apenas no vestuário, mas na maneira de se aceitar e interagir com o meio.


O trabalho de consultoria de imagem deve ser visto como uma forma de auxiliar as pessoas, mas é importante salientar que a terapia psicológica trabalha com todos os conflitos existentes.


“O processo de consultoria de imagem vai muito além de saber se vestir! É um belo caminho de autoconhecimento, que nos conduz a reflexões e a um alinhamento da nossa imagem com a personalidade descoberta. Um grande facilitador de vida”, relata L.L., médica que passou por esse processo recentemente. A sensação foi de ter vivido um processo de terapia comportamental conduzido de forma muito eficaz, reforça.


Não há nada mais transformador na vida de uma pessoa do que autoestima e autoconhecimento. Aprender a vestir-se de si mesmo e apresentar ao mundo quem de fato você é, se sentindo seguro com isso, é o caminho. Além da percepção da imagem, são completamente absorvidas pelos outros a segurança e a credibilidade que você passa. E a nossa imagem tem o poder de abrir e fechar portas com a mesma facilidade.


“Contratei a consultoria de imagem para aprender a me vestir. Isso aconteceu totalmente dentro das minhas expectativas. Aí veio a grande surpresa, a Bianca vestiu minha alma também. A consultoria na verdade foi uma terapia comportamental. Depois de 47 anos, me olho no espelho e parece que acabei de ser apresentada para mim mesma”, relata Júlia Lima, professora universitária.


Espera-se que a psicologia e a moda trabalhem juntas para uma promoção e evolução dos conflitos com a imagem e autoestima, para a melhor qualidade de vida das pessoas. É motivador ajudar as pessoas a entenderem o poder da imagem e da inteligência visual, a descobrirem a importância da segurança, autoestima e autoconhecimento em suas vidas.


Vai além das roupas! É mudança, facilidade, satisfação, inteligência e amadurecimento. Gente inteligente facilita a vida. E para facilitar a vida e abrir portas, não basta ser bom, é preciso parecer bom.

0 visualização

Bianca Ladeia 2019 - Todos os direitos reservados. CNPJ 127653250001-44

Rua Ministro Orozimbo Nonato, 442. Sala 1107. Nova Lima -MG